História

O SENALBA-PR foi fundado em 02 de fevereiro de 1981, para representar empregados em entidades culturais, recreativas, de assistência social, de orientação e formação profissional em todo o Estado do Paraná, exceto no munícipio de Ponta Grossa, onde já existia o SENALBA mais antigo do Brasil. Posteriormente foram fundados os SENALBAS de Cascavel e Londrina. 
 
Atuando na defesa individual e coletiva de toda a categoria profissional, o SENALBA-PR sempre buscou melhores condições de trabalho e de salário para todos os filiados. A principal finalidade do Sindicato constitui-se na realização das Negociações Coletivas de Trabalho, pois desde 1995, no Brasil, não existe mais nenhuma lei que assegure qualquer reajuste salarial aos trabalhadores. 
 
Em 1984 foi adquirida a sede própria que funciona até hoje no mesmo endereço e atualmente conta com uma equipe de onze colaboradores, distribuídos nos setores de atendimento, homologação, financeiro, assessoria jurídica e de comunicação.
 
O SENALBA-PR é filiado à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Difusão Cultural e Artística no Estado do Paraná (FTEDCA-PR), à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC) e à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).