Presidente do SENALBA-PR participa de Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego e Trabalho
O presidente do SENALBA-PR e diretor de Finanças Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Juvenal Cim participou ontem em Brasília da reunião entre as centrais sindicais e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto para definir as pautas e formatar a política das discussões do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda da Previdência Social.
Com objetivo facilitar a discussão, informou Juvenal Cim, a CSB em reunião preliminar sugeriu que os debates do Fórum obedecem três eixos temáticos orientadores: emprego, negociação coletiva e Previdência Social. Os temas listados pelas centrais sindicais serão discutidos em três reuniões com painéis de discussões e mais três encontros para cada entidade expor suas propostas.
“Para que possamos trabalhar junto ao Congresso Nacional para viabilizar as nossas propostas, precisamos elaborar uma agenda neste grupo tripartite. A sugestão da CSB foi bem aceita pelos participantes. O ministro acatou e a maioria dos dirigentes também”, afirmou Cim. Ainda de acordo com o diretor, o primeiro tema a ser debatido no dia da instalação do Fórum será “cenário econômico e emprego”. O assunto contará com a exposição do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).
Os encontros mensais entre o poder executivo federal e as entidades terão início dia 2 de setembro, às 15h, no Palácio do Planalto. A formalização e preservação do emprego, aperfeiçoamento das relações trabalhistas, rotatividade no mercado de trabalho, fortalecimento da renda, aumento da produtividade e sustentabilidade do sistema de Previdência Social são outros assuntos que fazem parte da pauta do primeiro Fórum de Debates com as centrais sindicais criado pelo governo por meio do Decreto nº 8.443/2015.
Também esteve presente na reunião o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco José Pontes Ibiapina. O Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda da Previdência Social será composto por representantes do governo federal, trabalhadores ativos e aposentados e pensionistas indicados pelas entidades.