ICI sinaliza atrasar pagamento de salários em agosto
O Instituto Curitiba de Informática (ICI) emitiu anteontem, um comunicado aos seus funcionários sinalizando com a possibilidade de não efetuar o pagamento dos salários do mês de agosto na data prevista, 4 de setembro. Segundo a nota da Entidade, o motivo mais uma vez é o atraso no repasse de recursos financeiros oriundos da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Para enfrentar a situação atual, o SENALBA-PR emitiu comunicado aos funcionários do ICI para que aguardem até o dia 4 de setembro que é o prazo previsto para o pagamento dos salários. Caso não ocorra até a data determinada, o Sindicato marcará uma assembleia geral para ouvir e decidir junto com os trabalhadores do ICI quais serão as medidas a serem tomadas, podendo inclusive decretar o estado de greve.
Uma paralisação dos trabalhadores do ICI pode provocar sérios transtornos aos moradores de Curitiba, uma vez que toda gestão de TI (Tecnologia da Informação) do município é processada pelo Instituto. Serviços como a gestão dos cartões de transporte, portal na internet, atendimento do serviço de informações “156” passariam a ser atendidos com apenas trinta por cento do pessoal.
O atraso no pagamento de salários no ICI é recorrente e aconteceu pela última vez em dezembro de 2014, ocasião em que o SENALBA-PR realizou assembleia com os trabalhadores do ICI e chegou a emitir o comunicado de greve. A greve não ocorreu porque dentro do prazo de 72 horas a prefeitura efetuou parte dos pagamentos atrasados ao ICI, permitindo assim o pagamento dos salários.