SENALBAS realizam VI Seminário Nacional em Recife
Com a presença de representantes sindicais de 14 estados do Brasil foi realizado de 21 a 24 de setembro de 2016, em Recife, Pernambuco, O VI Seminário Nacional dos SENALBAS vinculados à CNTEEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura). Entre outros temas, os participantes debateram negociações coletivas de trabalho, a terceirização, a reforma previdenciária e a reforma trabalhista e sindical.
Na avaliação do vice-presidente do SENALBA-PR, Marcelo dos Santos - que presidiu o VI Seminário Nacional, conforme alteração promovida no Regimento dos Seminários do SENALBAS vinculados à CNTEEC, no ano passado em Foz do Iguaçu , Paraná – o evento atingiu todos os seus objetivos de preparar os dirigentes sindicais para as futuras negociações da categoria em todo o país.
Durante os quatro dias, o seminário foi enriquecido com jornadas de debates e palestras proferidas por juristas e especialistas em Direito do Trabalho como: o assessor jurídico da Força Sindical de Pernambuco, Roberto Correia; advogada e professora de Direito Trabalhista Schamkypou Bezerra e a juíza do Tribunal do Trabalho de Pernambuco, Roberta Corrêa de Araújo Monteiro . Os três palestrantes abordaram temas como: a terceirização, a reforma previdenciária e a reforma trabalhista e sindical.
Os representantes dos SENALBAS discutiram e definiram encaminhamentos no sentido de destravar as negociações coletivas com o SEST/SENAT e também com a ASSEFAZ , que vem se arrastando desde o mês de abril desse ano. A data base dos trabalhadores destas duas entidades é no mês maio e até o momento não estão concluídas. Como também foram debatidos assuntos específicos de cada SENALBA participante, visando intensificar o bem estar dos trabalhadores de todo o país.