ENFIM A JUSTIÇA DO TRABALHO DETERMINOU A TRANSFERÊNCIA DOS VALORES DOS SALÁRIOS DE MAIO E JUNHO PARA AS CONTAS DOS TRABALHADORES DO IPCC/UVR
Em despacho na tarde de 11 de outubro (2017) a Meritíssima Juíza da 2ª Vara do Trabalho de Curitiba, Excelentíssima Senhora Hilda Maria Brzezinski da Cunha Nogueira, determinou que a Prefeitura Municipal de Curitiba deposite os valores correspondentes aos salários de maio e metade do salário de junho de 2017 nas contas dos empregados do IPCC (Instituto Pró Cidadania de Curitiba) lotados na UVR (Usina de Valorização de Recicláveis).
Após ação cautelar proposta pelo SENALBA-PR em 30 de junho, a Prefeitura Municipal de Curitiba efetuou o depósito em juízo dos valores correspondentes a esses salários no dia 10 de julho corrente. NOVENTA dias se passaram para que enfim fosse determinado os pagamentos nas contas dos trabalhadores. Nesse interim o SENALBA-PR se manifestou quatro vezes no processo com intuito de rever os valores e juntar as contas bancárias dos trabalhadores de acordo com as determinações judiciais. A Prefeitura de Curitiba se manifestou por três vezes junto ao processo afirmando concordar com os pagamentos aos empregados. E o IPCC também se manifestou uma vez favorável aos pagamentos. Somente agora em 10 de outubro, em despacho, a Exma. Juíza determinou a Prefeitura que proceda os pagamentos nas contas dos empregados dentro do prazo de CINCO dias a contar do conhecimento oficial da determinação que deve ocorrer nessa semana.
Além da espera para receber esses salários os trabalhadores que tinham empréstimos com descontos consignados em folha de pagamento ficaram sem receber esses valores pelo fato da Justiça ignorar o aditamento feito pelo Sindicato na referida ação. O SENALBA-PR ainda tentará uma negociação com a Prefeitura para o pagamento dos empréstimos consignados. Se o Sindicato não obtiver êxito nessa negociação cada empregado deverá ingressar na Justiça do Trabalho com ação individual contra o IPCC para receber os valores correspondentes a esses descontos das folhas de pagamentos. Veja o DESPACHO na íntegra.
O SENALBA-PR também ingressou com duas Ações Trabalhistas Coletivas contra o IPCC e a Prefeitura Municipal de Curitiba pleiteando o pagamento das verbas rescisórias dos empregados demitidos em julho desse ano. As ações foram separadas sendo uma para o pessoal da UVR e outra para os demais empregados das áreas administrativas. As audiências iniciais, ambas na 2ª Vara da Justiça do Trabalho, foram designadas para o dia 22 de novembro de 2017 às 13h25min para Ação dos empregados das áreas administrativas e no dia 5 de dezembro de 2017 às 13h46min para os empregados da UVR.
Notícias Relacionadas:
IPCC ENCERRA ATIVIDADES NA UVR E DEIXA MAIS DE 200 TRABALHADORES “COM O PIRES NA MÃO”