SENALBA-PR CAMPANHA SALARIAL 2018/2019, DATA-BASE MAIO
Estamos nos aproximando das negociações salariais para os trabalhadores com data-base no mês de maio.
Em Assembleia Geral realizada no dia 15 de março de 2018, onde foram convocados todos os trabalhadores e trabalhadoras representados pelo SENALBA-PR para aprovação das pautas reivindicatórias, os presentes entenderam por bem abandonar a discussão da inflação, uma vez que os índices divulgados pelos Institutos de pesquisa não representam a realidade das perdas em relação ao aumento do custo de vida. Hoje temos um acúmulo de inflação nos últimos 11 meses, segundo a aferição do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de apenas 1,47%. Ainda falta somar nesse índice a inflação relativa ao mês de abril de 2018 que deve ser divulgado na segunda semana do mês de maio. Por estimativa, a Diretoria do SENALBA-PR acredita que a inflação acumulada para as negociações do mês de maio, no INPC, não deve passar de 1,8%. Se pararmos para pensar, o que foi reajusto no último ano nesses percentuais, além dos salários dos trabalhadores? O Combustível em 2017 teve um reajuste em torno de 9%. Planos de Saúde foram reajustados em média 13%. As mensalidades das escolas particulares para 2018 subiram em torno de 10%. Embora tenha ocorrido baixa na cesta básica em algumas capitais brasileiras a alimentação de um modo geral subiu em torno de 8% no último ano. O Lazer a cultura e o entretenimento tiveram menores reajustes, ficando próximo de 6%, como se observa na alta das mensalidades dos Clubes, por exemplo. Dessa forma, pensando em manter um equilíbrio entre a alta no custo de vida e poder de compra dos trabalhadores a plenária da assembleia aprovou um pedido de reajuste dentro de uma razoabilidade no percentual de 5% para reajuste de todos os salários, independentemente de qualquer índice inflacionário. Destacou-se também que houveram perdas nos reajustes salariais de 2016 em relação aos índices de inflação e que precisam ser compensados o quanto antes.
Além do reajuste salarial a Assembleia também tratou de outras clausulas de ordem econômica e social que podem ser conferidas acessando as pautas no final dessa notícia.
Na assembleia também se discutiu o custeio sindical e a Taxa Negocial, no qual ficou aprovado que havendo acordos nas negociações com reajuste salarial, a taxa a ser paga pelos trabalhadores ao SENALBA-PR seria equivalente a metade do percentual de um reajuste. Por exemplo, se o reajuste no ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) firmado com o SEST/SENAT for de 4%, a Taxa Negocial será de 2% descontada uma única vez do salário do mês em que ocorrer o reajuste. Já em relação a Contribuição Sindical o Sindicato espera que haja uma decisão favorável por parte do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação a inconstitucionalidade da alteração do desconto pela Lei Ordinária da “reforma” Trabalhista.
Confira as pautas reivindicatórias na íntegra clicando nos links abaixo: