DIRETORIA DO SENALBA-PR ELABORA PLANO ESTRATÉGICO EMERGENCIAL
Em reunião realizada no dia 4 de julho a Diretoria do SENALBA-PR aprovou um plano estratégico emergencial a fim de manter o Sindicato em funcionamento estritamente necessário até que haja uma definição nacional para o custeio sindical.
Desde o início das discussões sobre a reforma trabalhista em 2017 cortes nas despesas e contenção de gastos foram implantados no SENALBA-PR. Primeiramente nas despesas relacionadas à Diretoria, como diárias para viagens e reembolso de eventuais despesas. Em seguida foi reduzido o investimento na assessoria jurídica e extinta a assessoria de imprensa.
A partir de agosto de 2018 novas medidas serão tomadas. O quadro funcional já foi reduzido ao máximo, mantendo apenas um colaborador em cada função, atendimento, financeiro, limpeza e segurança, além de uma colaboradora que atende na região norte do Estado. A partir do dia 1º de agosto de 2018 o Sindicato adotará novo horário de atendimento das 08h00 às 13h00 e as homologações serão realizadas somente nas sextas-feiras mediante agendamento pelo telefone (41) 3029-1522. Os salários e os benefícios serão reduzidos proporcionalmente. O imóvel comercial na cidade de Londrina será colocado à venda ou locação, o que ocorrer primeiro (veja o anuncio: http://www.crvimobiliaria.com.br/i/locacoes/comercial/centro/319606). A área de 48mil m² em Almirante Tamandaré, onde seria a sede recreativa, também foi colocada à venda (veja o anuncio: https://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/terrenos/chacara-senalba-em-almirante-tamandare-391577804?last=1&xtmc=chacara+senalba&xtnp=1&xtcr=1). O imóvel central em Curitiba, atual sede administrativa do SENALBA-PR, será avaliado e poderá ser colocado à venda no próximo ano. Contratos de serviços serão renegociados e alguns cancelados, mantendo-se apenas o estrito do necessário. Dos três veículos que o Sindicato dispunha dois já foram vendidos. O atendimento telefônico poderá ser substituído pelo “fale conosco” que será implementado no site do Sindicato.
Com essas medidas a Diretoria do SENALBA-PR pretende manter o funcionamento reduzido, porém garantindo a atuação e o atendimento durante o ano de 2019. “Às vezes precisamos perder o que temos para valorizar o que já conquistamos” desabafa o Presidente recém empossado Marcelo dos Santos. “Nesse momento de início de mandato gostaria de estar realizando um planejamento de investimentos e expansão, mas infelizmente o que me cabe no cenário atual é planejar a subsistência do Sindicato... ainda assim vamos tentar!” conclui o Presidente.
A partir de setembro iniciará a campanha salarial 2018/2019 e serão realizadas assembleias itinerantes percorrendo todo o Estado para definir as pautas dos Acordos Coletivos. Enquanto isso as negociações coletivas após a “reforma” trabalhista permanecem travadas devido ao impasse na questão do custeio sindical aprovado nas Assembleias do SENALBA-PR. Possivelmente os ACTs referentes a data-base de novembro ainda não firmados, deverão ter validade de dois anos, 2017/2019.