Em: 07/11/2018 Compartilhar: Facebook

SENALBA-PR – A INFLAÇÃO ACUMULADA PARA A DATA BASE DE NOVEMBRO 2018 FICOU EM 4%

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão responsável pelo SNIPC (Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor) que afere contínua e sistematicamente o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) divulgou hoje o índice referente ao mês de outubro de 2018 no percentual de 0,40%. O INPC acumulado nos últimos 12 meses ficou em exatos 4%, calculados no período de 1º de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2018.

O INPC tem como objetivo a correção do poder de compra dos salários, através da mensuração das variações de preços da cesta de consumo da população assalariada com mais baixo rendimento. Esta faixa de renda foi criada com o objetivo de garantir uma cobertura populacional de 50% das famílias cuja pessoa de referência é assalariada e pertencente às áreas urbanas de cobertura do SNIPC. Esse índice de preços tem como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e internet e sua coleta estende-se, em geral, do dia 01 a 30 do mês de referência.

Atualmente, a população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada, residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC, as quais são: regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia e Campo Grande.

A Diretoria do SENALBA-PR aguarda a partir de agora o início das negociações propriamente ditas, que de praxe começam após a divulgação da inflação acumulada. No entanto já houve uma rodada de negociações entre o SENALBA-PR e o Sindicato patronal SECRASO-PR com a proposta de reajuste nos salários e benefícios somente pelo índice de inflação. Para o SENALBA-PR é fundamental a valorização das cláusulas econômicas com ganho acima da inflação e imprescindível algum avanço nas cláusulas sociais para renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

Segundo estudos do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no último trimestre mudou a trajetória das negociações coletivas de trabalho. Os dados do ano mostram mudança no quadro dos reajustes a partir de julho, mês em que o percentual de correções salariais abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ficou perto de 1/3 das negociações. Em agosto, chegou a 1/4 e, em setembro, retornou para 1/3. Apesar do crescimento do número de reajustes inferiores à inflação do último trimestre, é possível que a ação sindical esteja obtendo avanços, já que as correções acima da inflação, em julho, ficaram em 42,7% e, em setembro, em 61,1%.

Trabalhador acompanhe as negociações coletivas pelo site do SENALBA-PR ou pela página do Sindicato no Fceook e Compartilhe as novidades com os colegas de trabalho, participe das enquetes e cadastre seu e-mail no site para receber novas informações. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Notícias Relacionadas:

SENALBA-PR FIRMOU O PRIMEIRO ACT DA DATA BASE DE NOVEMBRO DE 2018 COM REAJUSTE SALARIAL DE 5%

SENALBA-PR E AS NEGOCIAÇÃOES PARA RENOVAÇÃO DA CCT 2018/2019 COM O SECRASO-PR/CRM

ESTÁ ABERTA A CAMPANHA SALARIAL PARA DATA BASE NOVEMBRO 2018!