SENALBA-PR 40 ANOS!
Em 2 de fevereiro de 1981 era fundada a Associação Profissional dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social e de Orientação e Formação Profissional do Estado do Paraná. Na legislação vigente à época primeiro era necessário constituir uma associação e após seis meses, mediante a comprovação de sua sustentabilidade econômica, requisitar ao Ministério do Trabalho a conversão em Sindicato e o respectivo registro sindical por meio da Carta Sindical.
Até 29 dezembro de 1981, data de expedição da Carta Sindical do SENALBA-PR, os empregados dessas categorias profissionais eram representados em negociações coletivas pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Difusão Cultural e Artística dos Estados do RS, SC e PR, com sede em Porto Alegre - RS. As tratativas dessa negociações se davam em partes por troca de correspondências e por óbvio o processo negocial era moroso. Então um grupo de empregados do SENAC, SESC, SENAI e SESI, liderados pelo companheiro Juvenal Pedro Cim, funcionário do SENAC, tomou a iniciativa de fundar o SENALBA-PR, ainda nos meados de 1980.
Juvenal conta que foram inúmeras reuniões e estudos da legislação vigente até se estabelecer as diretrizes e ações para fundação da Associação Profissional que mais tarde poderia vir a ser constituída em Sindicato: “Foi muito trabalho! Após a constituição da Associação percorremos todo o Estado do Paraná conversando com os trabalhadores e efetivando a associação deles para mais tarde podermos constituir o Sindicato”.
Outro personagem fundamental na fundação do SENALBA-PR foi o Dr. Luis Carlos, que na época não exercia a advocacia, mas ocupava uma função importante na gestão do SENAC-PR. O Dr. Luis, atualmente Assessor Jurídico da FTEDCA-PR, assessora também o SENALBA-PR e esteve junto ao Sindicato desde a sua fundação, sendo um grande entusiasta do movimento Sindical.
A sigla SENALBA, adotada pelo sindicato, fez referência aos empregados das maiores Entidades empregadoras da época, sendo que: SE representa os empregados do SESI E SESC, NA representa os empregados do SENAI e do SENAC e, LBA era a sigla da Legião Brasileira de Assistência, que teve suas atividades encerradas por Medida Provisória no primeiro dia do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Ao longo desses 40 anos o SENALBA-PR sempre cumpriu com os deveres constitucionais, respeitando as legislações vigentes e seu estatuto social. Sua Diretoria sempre primou pelo caminho do diálogo e da negociação, tanto com os empregados quando com os empregadores, buscando a justiça para resolução de conflitos somente após esgotadas as tentativas de composição. As decisões administrativas com interferência nas relações de trabalho sempre foram pautadas em Assembleia. Participamos e incentivamos os representados nas manifestações por melhores condições de trabalho, geração de empregos, aumento e distribuição de renda, além de oposição a retirada de direitos dos trabalhadores.
Com a queda do desconto obrigatório do Imposto Sindical promovido pela reforma trabalhista, estamos com dificuldades financeiras para manutenção e principalmente implementação de novas ações pelo Sindicato. Mesmo assim, nos mantemos firmes e com a esperança de um futuro se não melhor, pelo menos mais justo aos Sindicatos de trabalhadores, afinal nosso papel continua sendo desempenhado em benefício de toda a categoria.
Viva o SENALBA-PR! Viva os Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social e de Orientação e Formação Profissional do Estado do Paraná!
Marcelo Santos
Presidente