SENALBA-PR – PROPOSTA PARA ACORDOS COLETIVOS NA DATA BASE DE NOVEMBRO 2023
As negociações coletivas para renovação da CCT 2023/2024 não evoluíram! Mais um ano a história se repete: não conseguimos avançar no índice de reajuste e nem na implantação de algum benefício novo; os escritórios de contabilidade não param de ligar para saber o índice de correção dos salários a ser aplicado no pagamento do 13º salário; os empregadores não se sensibilizam em conceder ganho real nos salários, mesmo com a economia em alta e a inflação em baixa. Só recebemos o não pelo não.
Para se ter uma ideia, em 2022, logo após as eleições presidenciais pairavam incertezas sobre os rumos da economia e naquela ocasião os reajustes salariais e benefícios foram na ordem de 7%. Não temos conhecimento de alguma Instituição/Entidade empregadora que quebrou/faliu/fechou por aplicar aquele reajuste. Esse ano, em um cenário econômico melhor, não conseguimos sensibilizar os empregadores para um reajuste de 6%, índice que representa ganho real maior, porém é inferior ao índice do ano passado. Entidades empregadoras que sempre firmaram acordos coletivos e não seguem a CCT participam da assembleia patronal e puxam as negociações para baixo. Por vezes, votam contra benefícios que ora já concedem aos seus empregados.
No norte do Paraná os Sindicatos SECRASO/NP e SENALBA-NPR já negociaram há dias uma nova Convenção Coletiva de Trabalho com ganho real de 1,5%, folga no dia do aniversário, licença gala, luto e paternidade superior ao estabelecido em lei, dentre outros benefícios. Mas na nossa base territorial não evoluímos! O último benefício implantado por aqui foi o vale refeição/alimentação no idos de 2013. Em 11 anos a redação da CCT de novembro se repete com pequenos incrementos nos benefícios concedidos naquela época.
A Diretoria do SENALBA-PR sempre esteve a disposição para negociar melhores condições de emprego e renda para os trabalhadores representados dentro de condições específicas de cada empregador. Assim, a Diretoria do Sindicato está rumando para realizar novos acordos coletivos de trabalho em detrimento da renovação da CCT, conforme vem sendo deliberado anualmente pelos associados do SENALBA-PR. Isso não significa que não haverá mais a CCT ou que estamos encerrando as negociações. A Diretoria do SENALBA-PR permanece a disposição para negociar a CCT 2023/2024, porém com cláusulas novas e reajuste melhor do que foi proposto até o momento.
O SENALBA-PR vai enviar uma minuta de ACT para as Entidades empregadoras cadastradas em nosso sistema na expectativa de realizar uma negociação melhor para todas as partes. Uma negociação personalizada, que contemple os anseios dos trabalhadores e as condições de cada Entidade empregadora.
Você trabalhador representado pelo SENALBA-PR pode ajudar! Converse com os gestores da sua Entidade, sugira a realização do ACT 2023/2024 junto ao SENALBA-PR. Vamos juntos conquistar um lugar melhor!
Leia a Circular Nº 03/2023 do SENALBA-PR
Leia a minuta para ACT 2023/2024 data base novembro
Leia o boletim "De Olho nas Negociações" do DIEESE, negociações da data base de Outubro 2023.
Notícias relacionadas
SENALBA-PR – CAMPANHA NEGOCIAL 2023 PARA A DATA BASE DE NOVEMBRO - SECRASOS
SENALBA-PR - DECISÃO DO STF SOBRE O CUSTEIO SINDICAL
Mantenha-se informado, acompanhe as atualizações dessa notícia e cadastre-se no site para receber informações do SENALBA-PR!
Conheça os convênios e benefícios para os Associados/Contribuintes do SENALBA-PR!
O SENALBA-PR está nas redes sociais - clique, cadastre-se, curta, siga, se inscreva, compartilhe... participe!