8 DE MARÇO, DIA DAS MULHERES E SUAS LUTAS!
O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
O dia 08 de Março não é um dia voltado simplesmente a homenagens às mulheres, mas diz respeito a um convite à reflexão referente a como a nossa sociedade as trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho.
Inúmeros estudos comprovam que ainda hoje as mulheres sofrem com a desigualdade no mercado de trabalho em relação aos homens. A presença das mulheres no mercado de trabalho ainda é menor do que a dos homens, uma vez que dados de 2018 apontam que, no mundo, apenas 48% das mulheres maiores de 15 anos estão empregadas – para os homens, esse número é de 75%*.
Em nosso contexto, dentre os trabalhadores representados pelo SENALBA-PR, estimamos que 60% sejam mulheres. Este percentual indica que a luta das mulheres pelo reconhecimento profissional e as oportunidades de emprego está se viabilizando, pelo menos nas Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social e Formação Profissional. Mesmo assim, no âmbito sindical encontramos dificuldades para aproximação junto as mulheres. Na atual diretoria do Sindicato temos apenas seis mulheres dentre os vinte cargos preenchidos, sendo que dentre os Associados as mulheres representam 52% do quadro social. O quantitativo de mulheres na gestão do SENALBA-PR ainda é desproporcional, mas é importante destacar que vem aumentando a participação feminina em cada mandato, tendo dobrado na última eleição.
O SENALBA-PR há mais de 10 anos coloca em pauta a reivindicação da licença maternidade por um período de 6 meses, o que seria um benefício exclusivo das mulheres e principalmente para as crianças recém-nascidas. Até o momento, foram apenas duas Entidades que concordaram em negociar esse benefício, por isso devemos reverenciá-las: FUNPAR (5 meses) e o SINDICLUBES (Sindicato Patronal dos Clubes e Academias – 6 meses). Via de regra as Entidades repetem a cada ano que “vale o que está na lei”. Mas essa luta será eterna e essa bandeira o SENALBA-PR irá empunhar sempre!
O 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero.
*Participação das mulheres no mercado de trabalho segue menor que a dos homens, diz OIT. Para acessar, clique aqui.
Notícias relacionadas:
8 DE MARÇO, UM DIA DAS MULHERES E SUAS LUTAS!