SENALBA-PR – NEGOCIAÇÕES COLETIVAS ACT 2023/2024 – SESI SENAI IEL e ABESSFI
NOTÍCIA ATUALIZADA EM 26/01/2024.
EM 31/10/2023. Estamos iniciando a Campanha Negocial 2023 para o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 do SESI/PR, SENAI/PR, IEL/PR e ABESSFI/PR! A Assembleia Geral Extraordinária Conjunta 05/2023 será realizada remotamente no dia 07 de novembro de 2023, às 16h30min pelo link disponível no Edital de Convocação abaixo:
Leia o Edital de Convocação da AGE Conjunta 05/2023
A Assembleia têm como ordem do dia as negociações coletivas para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), data base de novembro 2023, junto às Entidades empregadoras do SESI/PR, SENAI/PR, IEL/PR e ABESSFI/PR. Todos os empregados dessas Entidades poderão participar com direito a voz e voto, conforme estabelece o Estatuto Social dos Sindicatos. Também será uma oportunidade para os participantes se inteirarem do cenário econômico e o panorama das negociações coletivas em todo o Brasil.
Após o aumento no PIB no ano de 2022 na ordem de 2,9% e a previsão de um crescimento ainda maior para 2023 (3,3%), a Diretoria do SENALBA-PR vê essas negociações com otimismo. É o momento para buscarmos reajustes salariais com ganho real! Por isso, é de suma importância a participação dos trabalhadores nessa assembleia, então participe, divulgue, colabore, contribua e apoie o seu Sindicato, pois JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Após a decisão das Entidades de convocar todos os empregados que estavam em teletrabalho ou trabalhando de forma hibrida (dias presenciais e dias em teletrabalho) muitas críticas chegaram pelos canais de contato dos Sindicatos. A Diretoria do SENALBA-PR expediu uma correspondência às Instituições pedindo a suspensão dessa retomada ao trabalho presencial, mas as Entidades refutaram. De toda forma esse será um item que trataremos nas negociações coletivas desse ano. Todavia a Diretoria do SENALBA-PR quer saber a sua opinião sobre o assunto. Participe votando na enquete: Empregado/a do SESI/SENAI/IEL/ABESSFI, como você avalia a importância do trabalho remoto de forma hibrida?
EM 10/11/2023. Foi encaminhada hoje (10/11) aos representantes do SESI/SENAI/IEL/ABESSFI, via e-mail, a pauta reivindicatória aprovada na assembleia realizada no dia 31 de outubro. A Diretoria do SENALBA-PR aguardará convite para reunião de negociação.
Leia a pauta reivindicatória para o ACT 2023/2024 do SESI/SENAI/IEL/ABESSFI
EM 29/11/2023. Foi realizada nesta quarta-feira (29/11) a primeira rodada de negociações entre os representantes dos SENALBAs do Paraná e do SESI/SENAI/IEL/ABESSFI. Na ocasião os representantes do Sistema S da Indústria apresentaram a proposta de reajuste salarial e demais cláusulas econômicas na ordem de 4,5%, ou seja, o INPC/IBGE do período (4,14%) com um pequeno arredondamento. Além disso propuseram: redução do período estabelecido para o direito ao benefício Estabilidade Pré Aposentadoria para os empregados de no mínimo 10 anos para 5 anos de casa; Ampliação do benefício Abono de Faltas para acompanhamento médico do cônjuge e filhos até completar 18 anos, que era até 16 anos; Foi informado, também, que está em vias de contratação de uma empresa que irá reavaliar a política interna de cargos e salários. Nos demais itens constantes na pauta, embora debatidos, nada foi proposto. Na avaliação dos SENALBAs a proposta está aquém das expectativas dos trabalhadores que participaram da assembleia de levantamento da pauta reivindicatória. Para os representantes do SENALBA-PR o índice de reajuste tem que ser acrescido de um ganho real mais significativo do que apenas o arredondamento, que vem ocorrendo nos anos anteriores onde passamos por crises econômicas, sociais e pandêmicas. Assim, ficou a contraproposta de um reajuste salarial na ordem de 6% além de uma valorização maior nos demais benefícios econômicos. Vamos aguardar por uma nova proposta por parte das Entidades empregadoras, que aliás estão com nova gestão e assim também aguardamos por novos benefícios!
EM 08/12/2023. Presidentes dos SENALBAs do Paraná. A nova proposta dos representantes patronais consistiu no índice de reajuste dos salários e benefícios em 5% e ampliação da licença luto para 5 dias, além do que já foi proposto na reunião anterior. Dessa forma os representantes dos SENALBAs do Paraná, mais uma vez rejeitaram o acordo coletivo que pode ficar para janeiro em razão do fechamento da folha de pagamento. Na ocasião os representantes dos Sindicatos reiteraram pedidos de avanços sociais mais significativos e um reajuste salarial e benefícios no mínimo igual ao estabelecido na CCT que alcançou 1,52% de ganho real (5,66%). No entanto, vamos consultar os colaboradores sobre a proposta das Instituições através de enquete no site do SENALBA-PR.
Além da proposta final apresentada pelos SESI/SENAI/IEL/ABESSFI para o ACT 2023/2024 que consiste em:
1) Reajuste salarial e benefícios em 5% (0,86% de ganho real).
2) Redução do período de contratação de 10 para 5 anos para obtenção da Estabilidade Pré Aposentadoria.
3) Ampliação do benefício Abono de Faltas incluindo o acompanhamento médico para cônjuge/companheiro/a e filhos até completarem 18 anos.
4) Ampliação da Licença Luto de 4 para 5 dias consecutivos.
Na tarde de hoje (08/12) os SENALBAs do Paraná, para levar uma proposta final para votação em assembleia junto aos empregados, pediram a inclusão no novo ACT dos seguintes benefícios:
1) Pagamento do Vale Refeição/Alimentação nas férias e retirada do desconto dos empregados a exemplo das outras Entidades do Sistema S.
2) Correção dos valores de alimentação pagos como ajuda de custo para viagem.
3) Implantação do DAY OFF (Folga do Aniversário).
4) Revisão da cláusula de multa prevista no ACT.
Vamos aguardar um posicionamento afirmativo das Instituições!
EM 14/12/2023. As negociações coletivas para a realização do ACT 2023/2024 junto ao SESI/SENAI/IEL/ABESSFI podem avançar para próximo ano. Isso se deve ao fato de que os SENALBAs do Paraná não concordaram em levar para assembleia junto aos trabalhadores as propostas apresentadas pelas Instituições até o momento. Para os representantes dos Sindicatos a proposta de reajuste salarial e benefícios em 5% está abaixo das expectativas dos trabalhadores, conforme observado em assembleia e na enquete realizada no site do SENALBA-PR. Assim os SENALBAs encaminharam uma contra proposta de melhorias nos benefícios, que está em análise pelas Instituições. Além disso, no mês de dezembro as Instituições fecham as folhas de pagamento mais cedo (22/12) e desse modo, ainda que haja um retorno positivo por parte dos empregadores, mantendo o índice de 5%, teríamos que convocar uma nova assembleia para aprovação junto aos trabalhadores. Havendo aprovação do ACT, será necessário estabelecer um prazo para oposição ao custeio sindical, o que não daria tempo de ser feito com menos de 8 dias para o fechamento das folhas de pagamento do mês de dezembro. De todo modo, ainda que a negociação avance ao mês de janeiro de 2024, todos os valores serão retroativos ao mês de novembro de 2023 e deverão ser pagos a partir da realização do novo ACT, inclusive o desconto retroativo das parcelas da Cota Negocial 2023 - conforme definido na assembleia anterior. Todavia, uma proposta de reajuste salarial e benefícios igual ao que os Sindicatos já conseguiram nas Convenções Coletivas dessa data base (5,66% = INPC+ 1,52%), poderia dar por encerradas as tratativas e sacramentar a realização do ACT 2023/2024.
EM 19/01/2024. Avançamos ao ano de 2024 e o único ACT pendente para os SENALBAs do Paraná é com o SESI/SENAI/IEL/ABESSFI. Diferente dos anos anteriores em que concluímos as negociações no mês de outubro, o ACT 2023/2024 não avança. O último contato oficial por parte das Instituições foi em 12/12/2023, acusando o recebimento da nossa última contraproposta - enviada no dia anterior, a qual precisaria ser “avaliada e discutida com a Diretoria da FIEP, o que já está sendo encaminhado” – trecho da resposta enviada aos Sindicatos.
Os Sindicatos estão sendo questionados e criticados como se não fizessem nada, mas é preciso entender que a negociação envolve duas partes (empregados e empregadores) para que haja o acordo é preciso haver consenso entre as duas partes. No caso do ACT junto ao SESI/SENAI/IEL/ABESSFI os Sindicatos não concordam com o reajuste menor do já garantido nas Convenções Coletivas de Trabalho (5,66%). Os Sindicatos poderiam, por exemplo, abandonar a negociação desse ACT e ingressar com ação na Justiça do Trabalho para que o Sistema cumpra as CCTs vigentes, porém, é preciso observar que os benefícios do ACT são melhores. Outra possibilidade para agilizar o processo seria uma greve! Mas para isso é necessário convocar uma assembleia específica para deliberação do movimento grevista.
Os SENALBAs irão aguardar até a próxima semana por um posicionamento das Instituições para então chamar uma assembleia afim de tomar novas deliberações para continuidade ou não das negociações.
EM 26/01/2024. Foi realizada ontem (25/01) mais uma rodada de negociação entre os representantes dos SENALBAs do Paraná e do SESI/SENAI/IEL/ABESSFI. A proposta evoluiu com o aceite por parte das Instituições de um benefício pautado há décadas nas negociações coletivas. Além disso, tomamos conhecimento que o pedido dos Sindicatos para atualização dos valores pagos a título de ajuda de custo para viagens, embora não conste no ACT, foi atendido já na primeira semana de janeiro desse ano. Então os representantes dos Sindicatos entenderam ser pertinente apresentar as propostas do SESI/SENAI/IEL/ABESSFI para o novo ACT para votação em nova assembleia geral que será convocada nos próximos dias. Estamos revisando a redação do novo ACT com as propostas apresentadas e aguardando a definição por parte das Instituições sobre o melhor dia, horário e a disponibilidade do ambiente virtual corporativo para a nova assembleia remota dos SENALBAs do Paraná.
Notícias relacionadas:
SENALBA-PR – NEGOCIAÇÕES COLETIVAS ACT 2022/2023 – SESI SENAI IEL ABESSFI
Mantenha-se informado, acompanhe as atualizações dessa notícia e cadastre-se no site para receber informações do SENALBA-PR!
Conheça os convênios e benefícios para os Associados/Contribuintes do SENALBA-PR!
O SENALBA-PR está nas redes sociais - clique, cadastre-se, curta, siga, se inscreva, compartilhe... participe!