História
O SENALBA-PR foi fundado em 02 de fevereiro de 1981, para representar empregados em entidades culturais, recreativas, de assistência social, de orientação e formação profissional em todo o Estado do Paraná, exceto no munícipio de Ponta Grossa, onde já existia o SENALBA mais antigo do Brasil. Posteriormente foram fundados os Senalbas de Cascavel e Londrina.
Atuando na defesa individual e coletiva de toda a categoria profissional, o SENALBA-PR sempre buscou melhores condições de trabalho e de salário para todos os representados. A principal finalidade do Sindicato constitui-se na realização das Negociações Coletivas de Trabalho, pois desde 1995, no Brasil, não existe mais nenhuma lei que assegure qualquer reajuste salarial aos trabalhadores.
Em 1984 foi adquirida a sede própria que funciona até hoje no mesmo endereço e já contou com uma equipe de onze colaboradores, distribuídos nos setores de atendimento, homologação, financeiro, assessoria jurídica e assessoria de comunicação. Hoje a equipe foi reduzida ao máximo contando apenas com quatro colaboradores e dois advogados não remunerados. Há também dois dirigentes a disposição permanente do Sindicato, o Presidente e o Secretário.
O SENALBA-PR está filiado à FTEDCA-PR - Federação dos Trabalhadores em Empresas de Difusão Cultural e Artística no Estado do Paraná, à CNTEEC - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura e à CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros.